Visualizações: 79
0 0
Tempo:3 minuto, 1 segundos

A versão live-action de Mulan, que acaba de estrear na Disney+ nos Estados Unidos, foi bastante esperada por ser uma história clássica que a gente ama. O filme retratar a aventura de uma heroína forte e, quando se trata de moda e beleza, também chama bastante atenção por trazer penteados e figurinos tradicionais chineses. Mas o que a gente não sabia é que, além de lindos, eles têm significados por trás!

Em entrevista ao PopSugar, a hairstylist e maquiadora Denise Kum, responsável pelas criações da produção, falou sobre os bastidores dos looks do filme. “Nós não tentamos ser 100% historicamente precisos, porque queríamos trazer um pouco de fantasia também”, disse. “Ao mesmo tempo, temos um naturalismo e esse elemento de fantasia misterioso que é uma mistura incrível de elementos tradicionais da maquiagem e a ideia de um simbolismo chinês.”

Mulan no live-action da DisneyYouTube/Disney+/Reprodução

Inclusive, as tonalidades foram escolhidas a partir de seus significados. “Cada cor que usamos tinha uma razão e um motivo baseados na cultura chinesa, assim como a forma que funcionava esteticamente.” O vermelho, por exemplo, aparece várias vezes, ele significa boa sorte e é um tom muito significativo para a cultura chinesa. “As cores são primárias. Temos o pó facial branco e as sobrancelhas levemente azuis, a testa amarela e as bochechas e lábios vermelhos e as marcas na testa, que são um elemento decorativo.”

Além disso, essas cores primárias fazem uma referência às primeiras animações da Disney, com as tonalidades usadas no Mickey Mouse e no Pato Donald. A intenção era um resultado moderno e retrô ao mesmo tempo, sabe?

Continua após a publicidade

Os cabelos extravagantes também passaram por um estudo. “Os penteados têm muito a ver com classe e riqueza, então eram intencionalmente decorativos e grandiosos”, explicou Denise.

Cena do live-action de MulanYouTube/Disney+/Reprodução

Nas vestimentas, a decisão das cores também possui motivos específicos, conforme a figurinista Bina Daigeler disse à Vox. Segundo a entrevista, “Os cidadãos comuns usavam cores fortes para injetar uma sensação de alegria e vivacidade nas cenas. As roupas da dinastia Tang eram caracterizadas por cores vivas e tecidos fluidos; funcionários do governo também usavam uniformes em tons de roxo, ciano, verde e vermelho, e era comum que os vestidos das mulheres apresentassem mais de cinco cores.”

“Não havia tons neutros e tínhamos um enorme departamento de tingimento para descobrir as combinações de cores. Alguns membros da equipe estavam preocupados que os trajes ficassem muito coloridos, mas isso reflete a dinastia Tang. Eu estava focada em tratar respeitosamente os detalhes da cultura chinesa”, contou Bina.

Interessante saber o quanto as cores são fundamentais para representar uma cultura nesse filme, né? Aproveite para assistir ao trailer do live-action, que deve chegar ao Brasil no lançamento da Disney+ em novembro.

Continua após a publicidade

Sobre o autor da postagem

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %