A família do estilista japonês Kansai Yamamoto informou nesta segunda-feira (27) a sua morte, que ocorreu no dia 21 de julho. Em um post no Instagram, sua filha, a também estilista Mirai Yamamoto declarou: “deixou esse mundo em paz, rodeado daqueles que o amavam”. E completou: “Meu pai não era apenas a pessoa enérgica e elétrica que o mundo conhecia, mas também um ser carinhoso, benevolente e afetuoso”.
View this post on Instagram. #kansaisuperstudio https://www.kansai-y.com #kansaiyamamoto #miraiyamamoto #山本寛斎 #山本未來 #未來計画
A post shared by Mirai Yamamoto 山本未來 (@miraiyamamoto_official) on Jul 26, 2020 at 11:54pm PDT
Continua após a publicidade
O estilista era conhecido por sua estética única e criações extravagantes com muita mistura de cores e estampas que incorporavam elementos da cultura japonesa.
Yamamoto foi o primeiro estilista japonês a desfilar em Londres, atraindo a atenção de vários artistas como Stevie Wonder, Elton John e principalmente David Bowie, que usou suas criações na turnê Ziggy Stardust em 1972 e, em seguida, na era Aladdin Sane.
View this post on InstagramA post shared by David Bowie (@davidbowie) on Jul 27, 2020 at 1:13am PDT
Sua parceria com David Bowie inspirou muitos jovens estilistas, como Jean Paul Gaultier, Hedi Slimane e Raf Simons, tornando-o uma das maiores referências na moda que desafiava normas e padrões de gênero.