Rachel Sheherazade
Rachel Sheherazade usou fala polêmica (e infundada) de Jair Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia em tweet irônico (Imagens: Reprodução / Twitter – YouTube)

Em discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta terça-feira (22), o Presidente da República Jair Bolsonaro culpou “caboclo e índio” pelos incêndios que destroem a Amazônia. A acusação, que não encontra respaldo em pesquisas acerca das queimadas, virou piada no Twitter de Rachel Sheherazade, opositora do político.

Rachel aproveitou a mudança de clima em São Paulo para debochar da equivocada fala de Bolsonaro. “Frio e chuva em SP no primeiro dia da primavera. Só pode ser coisa desses índios e caboclos!”, escreveu a apresentadora do SBT Brasil – que deixa a emissora de Silvio Santos em outubro, após ser silenciada pelo patrão e ter sua demissão solicitada, publicamente, pelo empresário e patrocinador da casa.

Em seu discurso, Jair Bolsonaro afirmou que “nossa floresta [amazônica] é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares, no entorno leste da floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas”.

Embora tenha reclamado de uma suposta campanha de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal, foi Bolsonaro quem faltou com a verdade em sua fala. Conforme destacado pelo portal UOL, pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Universidade de Estocolmo afirmaram, em carta publicada na revista Science, que o desmatamento e as queimadas na Amazônia estão relacionados à apropriação em larga escala de médios e grandes fazendeiros.

Entre outras informações desencontradas, e/ou infundadas, Jair Bolsonaro surpreendeu ao dizer que concedeu auxílio emergencial de “aproximadamente 1.000 dólares para 65 milhões de pessoas”. Considerando a cotação de R$ 5,42 o dólar, o auxílio será, em média, de US$ 775 dólares – exceto para mães que são chefes de família.

Confira:

O post Rainha do afronte, Rachel Sheherazade debocha de discurso de Bolsonaro na ONU apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.